Segunda, 10 Julho 2023 13:42

Secretaria de Saúde realiza oficina sobre parto

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma oficina "Construa seu Plano de Parto" conduzida pela doula Bruna Simões e pela obstetriz Nataly Moura. A oficina fez parte das ações do Projeto Carmelina e foi um momento rico e proveitoso.

Por meio de informações básicas sobre seus direitos e procedimentos que cercam o nascimento, as gestantes puderam tirar suas dúvidas e construir conhecimento a cerca do tema.

O Plano de Parto é uma carta, ou uma simples lista, que a gestante escreve e relaciona tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto. Mais que um documento, é uma forma de entrar em contato com os procedimentos normalmente relacionados com o nascimento e cuidados com seu bebê, atentando para o diálogo prévio com a equipe que irá assisti-la. Ele é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e é uma ferramenta que possibilita uma experiência mais positiva do parto.