Símbolos

36

Bandeira

Brasão

ENTREVISTA COM DONA MARILDA CONCEIÇÃO MAIA AMARAL SOBRE A CONCEPÇÃO DO BRASÃO E DA BANDEIRA DE LUMINÁRIAS

Concedida à Coordenadoria de Turismo, Cultura e Patrimônio.

Como foi lançado o concurso do Brasão e da Bandeira de Luminárias?

D. Marilda: Por volta de 1972 o então Prefeito José Olinto Furtado lançou o concurso para a Bandeira e o Brasão do Município. A divulgação do concurso aconteceu no “boca-boca” e cartazes, eu fiquei sabendo lá na Escola, na época eu era professora e a notícia chegou pra gente lá, e eu resolvi participar.

A senhora lembra quantas pessoas participaram do concurso? Se sim, a Senhora se lembra de alguém?

D. Marilda: Algumas pessoas participaram do concurso, agora eu me lembro de apenas dois, que também eram professores. O Gil Furtado participou do concurso e também a Marília Diniz.

Como foi a concepção e a construção da bandeira?

D. Marilda: A bandeira não foi desenhada e nem pintada, eu usei recortes de papel sulfite, eu fiz uma serra estilizada verde e um céu azul. Eu acrescentei uma estrela no céu para representar a beleza de nosso céu e a proteção divina de Nossa Senhora do Carmo, também coloquei uma estrela no chão que representa o nome da cidade de Luminárias e nossas riquezas naturais. A luz na Serra que deu nome a cidade, sobrenatural ou não. Ninguém sabe a origem das luzes aqui, nós somos iluminados e, vale lembrar que a matriarca Maria José do Espírito Santo, no século XVIII, começou a iluminar as nossas serras.

Depois que a minha bandeira ganhou o concurso ela foi enviada para a Associação Heráldica de São João del Rei para o estudo do brasão, lá ela foi avaliada e algumas mudanças foram sugeridas e acrescentadas na bandeira. Foi colocada uma Torre por exigência da Heráldica, pois representa a cidade, também foram colocadas a data de emancipação do município e uma margem verde na bandeira.

Dona Marilda dona de uma sorriso contagiante por muitos anos atuou na educação em nosso município :

– Professora e Vice-diretora na Escola Municipal Francisco Diniz;

– Professora de OSPB e Orientadora Educacional no Escola Estadual Professor Fábregas;

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHino
Próximo artigoDados