Luminárias implanta projetos que valorizam a cultura afro e indígena nas escolas

42

A Prefeitura Municipal de Luminárias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dá importantes passos na implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), com o desenvolvimento de projetos que promovem o respeito, a valorização e a representatividade das culturas afro-brasileira e indígena no ambiente escolar.

No CEMEI, foi implantado o projeto “Cores do Mundo”, que tem como objetivo promover o contato das crianças da Educação Infantil com livros, músicas, brincadeiras e materiais que valorizam as culturas afro-brasileira e indígena, incentivando desde a primeira infância uma educação comprometida com o combate ao racismo e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Na Escola Municipal Francisco Diniz, nasce a Biblioteca Preta “Vozes que Ecoam”, um espaço de acolhimento, aprendizado e representatividade. Com um acervo cuidadosamente selecionado, composto por livros de autores pretos, obras com temáticas antirracistas e histórias de personalidades pretas que marcaram a história, esse espaço será um instrumento pedagógico fundamental para o fortalecimento da identidade, do pertencimento e da valorização da cultura.

Os dois projetos serão desenvolvidos de forma contínua, ao longo de todo o ano letivo, em ambas as unidades escolares, como parte do compromisso da gestão municipal com uma educação que valoriza a diversidade, promove a equidade e forma cidadãos conscientes, críticos e empáticos.