Quarta, 21 Agosto 2013 20:38

Dados

csacascczczc

 

LUMINÁRIAS - MG

Cultura – Natureza - Aventura

Luminárias está estrategicamente situada entre os municípios de Carrancas e São Thomé das Letras, no Campo das Vertentes, e integra o Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’Água e a Rota da Estrada Real. Dotada de grande potencial natural e cultural e com ambos ainda conservados, a localidade vem se destacando como um dos mais novos redutos do turismo sustentável de Minas Gerais.

Com um grande número de cachoeiras, lindas cavernas de quartzito e rios com corredeiras, o município se mostra com total vocação para a prática de esportes de aventura como espeleoturismo, boiacross, corrida de montanha, rapel, trekking, hiking, enduro, entre outras.  

Além de todo o potencial natural, não se pode deixar de destacar seu rico patrimônio cultural como os eventos, grupos de danças (Dança da Fita e Dança do Vilão), Folias de Reis, a Banda Carmelitana Luminarense, contadores de causos, modas de viola, as cachaças artesanais e o Macadame, o frango caipira com quiabo e o torresmo mineiro, preparados nos fogões a lenha. E, sem dúvida alguma, sua principal marca, a hospitalidade única do povo luminarense, acolhedor e fraternal. Entre os principais atrativos turísticos de Luminárias estão o Complexo da Serra Grande (várias cachoeiras, grutas, picos, piscinas naturais), com destaque para a gruta da Serra Grande, uma das mais bonitas grutas de quartzito do Brasil, e a cachoeira da Serra Grande; a cachoeira da Pedra Furada; o complexo de cachoeiras do Mandembe; a Água Santa, que desde o século XVIII recebe visitas de pessoas de diversas partes do país para se banharem em suas águas, que são conhecidas pelo seu poder de curas milagrosas; o estreitamento do Inferno; as pinturas rupestres; o Ribeirão do Lavarejo; a Serra de Luminárias, que deu origem ao nome da cidade e onde, segundo contam os moradores mais antigos, apareciam pontos luminosos; e o Ribeirão da Cachoeira.

Luminárias é um local único, mágico e fascinante, de uma energia que rejuvenesce e oferece momentos inesquecíveis. 

brasao

Prefeitura de Luminárias

Rua Coronel Diniz, 172 - Centro
Luminárias/MG - CEP 37.240-000
Fone:(35) 3226-1198
Horário de funcionamento da Prefeitura e Orgãos: 8h às 11h e de 13h às 17h

 

                               

Redes Sociais

google r/prefeituradeluminarias
flickrbrancomenor/prefeituradeluminarias
google r/prefeituradeluminarias
google r/prefeituradeluminarias